Primitivo di Manduria é uma denominação chave do sul da Itália, localizada na região da Puglia. A Primitivo é a casta com a qual esses vinhos são elaborados, tradicional dessa parte da Itália – assim com é na Califórnia, onde é conhecida como Zinfandel.
O nome Primitivo deriva de sua característica de amadurecer cedo. Sua casca é escura, elaborando vinhos retintos, tânicos e de aromas e sabores intensos.
Manduria é o berço espiritual dessa casta e é considerada a melhor região para o plantio dessa casta e seus vinhos são os mais prestigiados. Seu terroir é quente, seco e suas encostas suaves mergulham gentilmente no mar.
No visual, um vermelho-rubi brilhante, com lágrimas quase gelatinosas que revelam seus 14% de teor alcoólico. Os aromas são complexos, com muita fruta vermelha complementada por notas de tabaco, canela, rosas, chocolate e mentol.
Na boca é potente e encorpado, suculento com taninos aveludados, com sutil toque adocicado. Cheio de personalidade, é um vinho gastronômico, persistente, com retrogosto frutado.
Um vinho delicioso que vem embalado em uma garrafa suntuosa, de peso, que sugere um vinho bastante mais caro do que realmente é.
Com potencial de guarda de no mínimo 5 anos, você pode aguardar uma sofisticada evolução ao longo dos anos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.